quarta-feira, 17 de março de 2010

O Tabaco






O tabaco é uma planta que pode atingir 2m de altura; as flores dispostas em cachos ou em panículas, são vermelhas, amarelas ou brancas. Certas espécies constituem belas plantas ornamentais: tabaco branco cheiroso de grandes flores, de perfumaria muito suave; tabaco de flores compridas, cuja corola é primeiro branca, tornando se purpúrea; tabaco gigante, notável pela sua abundante e soberba fluorescência; etc. As espécies comerciais mais importantes são a nicotina tabacos e a nicotina rústica. Chama-se vulgarmente erva-santa. Sabe-se que o tabaco é de origem americana; no entanto, há escritores como Lotaria Becker, que pretendem que seja uma planta asiática, e que tenha podido ser levada em tempos muito remotos para o Novo Continente. Becker demonstra que na Pérsia, por exemplo, cultivou-se e fumou-se uma ou talvez mais espécies de tabaco, muito antes da descoberta da América, Outros supõem que o tabaco é uma erva africana, baseando-se em que não é crível que este vegetal pudesse generalizar-se tanto em todo aquele continente, e enraizar-se em usos tão diferentes nos costumes dos povos depois do descobrimento da América. Alguns viajantes da Austrália, com iguais argumentos, sustentam que o tabaco é oriundo do norte daquele continente, e citam em seu favor as comunicações de Cook, Gregory, e outros, sobre plantas narcóticas que viram mascar, fumar ou sorver em forma de pó.
É muito curiosa a história do tabaco, pelo desenvolvimento extraordinário que tomou desde que se conheceram as suas muitas propriedades. Hoje cultiva-se em quase todos os países do mundo. O seu aspecto como as suas qualidades é muito variáveis segundo os Lugares de produção. A Vuelta Abajo (ilha de Cuba) fornece as folhas de havano, dum custo muito elevado por causa do seu aroma delicioso. Sumatra e Java dão folhas muito finas, de cor clara, utilizadas para a capa dos charutos.
O tabaco aplicava-se primitivamente, em alguns pontos, como simples adorno, e em outros, como medicina. Parece que o hábito de se fumar foi introduzido primeiro em Inglaterra, em 1585 por Sir rancisco Drake, que regresa da Virgínia, propagou e ensinou a manipular o tabaco, segundo o processo dos naturais daquela região. Então abriu-se a primeira casa de venda para o consumo da planta em França, e em Espanha supõe-se ser o uso do tabaco de fumo, devido a um frade espanhol, residente muitos anos na ilha de S. Domingos. O gosto da substância fornecia grandes proventos aos estados apesar de se reconhecer que fazia mal ao organismo.
Parece que foi no princípio do século XVII, pouco mais ou menos, que em Portugal começou o seu consumo com uma certa importância sempre crescente, dando origem a um pequeno imposto arbitrado pelo rei, imposto este, que foi dia a dia aumentando com a gradual progressão dos lucros, que os comerciantes tinham.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabaco

Sem comentários:

Enviar um comentário