O vírus VIH tem de estar na corrente sanguínea para poder sobreviver ou causar alguma doença. No exterior, o vírus morre em poucas horas. Formas de transmissão do vírus: Sangue - Os dadores de sangue fazem muitas análises ao sangue antes de o darem, entre elas, a da sida. Esta é uma forma de transmissão que actualmente só por um raro acidente pode acontecer;
Injecção na veia - se a agulha ou a seringa estiverem contaminadas com a sida, esta é transmitida. Entre os toxicodependentes, este é um acto quase comum – é um dos factores de transmissão mais frequente.
Relações sexuais – os primeiros casos de SIDA verificaram-se entre homossexuais masculinos. No entanto, a transmissão por relações heterossexuais é mais significativa nos dias que correm. A existência de pequenas úlceras ou feridas na vagina agravam muito a possibilidade de infecção da mulher. Por outro lado, são estas pequenas lesões na mulher infectada que provocam maior facilidade de contaminação no homem saudável.
Um tema que deve merecer muita atenção dos jovens! É importante que estejam alertados para um problema que afecta milhões de pessoas em todo o mundo!
ResponderEliminarContinuem...